Minha foto
SALVADOR, BAHIA, Brazil
ANDRÉ MALANDRA, NASCIDO EM SALVADOR - BAHIA EM 20/08/1974, FORMADO PELA UCSAL EM BIOLOGIA, EMPRESARIO. ARMANDO NETO, NASCIDO EM SALVADOR- BAHIA EM 07/04/1977, FORMADO PELA UCSAL EM BIOLOGIA, EMPRESARIO.

quinta-feira, 16 de julho de 2009

NUNCA É TARDE PARA SER FELIZ

Coração Saudável
Exercícios são bons para quem fez transplante
Pesquisa mostra que treinamento aumenta capacidade cardiorrespiratória
Uma nova pesquisa, realizada na Universidade de Alberta, no Canadá, mostrou que o exercício pode promover o aumento substancial do condicionamento cardiorrespiratório de pessoas que fizeram transplante de coração.
Nesses indivíduos, a capacidade cardiorrespiratória é 30% a 50% menor do que a das pessoas que não foram submetidas a um transplante de coração. “Sabemos que o condicionamento físico é um fator importante para prever eventos e mortes futuras. Por isso, é fundamental manter o nível de condicionamento de pacientes que fizeram transplante”, diz Mark Haykowsky, o responsável pela pesquisa canadense.
Atualmente, pessoas que receberam transplante têm, em média, dez anos de sobrevida após a cirurgia. Um programa de condicionamento físico pode aumentar essa expectativa de vida.
A pesquisa foi feita com 43 pessoas que haviam feito transplante do coração há algum tempo. Metade do grupo (21 pessoas) não realizou exercícios e o restante (22 pessoas) participou de um programa de exercícios de 12 semanas.
Os pesquisadores examinaram os efeitos do programa de treinamento no coração, nos vasos sanguíneos, no funcionamento dos músculos e no condicionamento geral dos participantes. Os resultados mostraram que o exercício aumentou a capacidade cardiorrespiratória, a massa muscular e a força máxima dos pacientes.
Esse é o maior estudo randomizado [com seleção aleatória dos grupos de intervenção] sobre o efeito dos exercícios em pacientes com transplante de coração. O trabalho, publicado na última edição do American Journal of Transplantation, mostrou que é possível treinar e aumentar o condicionamento dessas pessoas.
IRONMAN
Um dos participantes do estudo foi Dwight Kroening. Esse canadense de 49 anos é considerado um exemplo dos efeitos positivos do exercício em pessoas com transplante do coração.
Kroening recebeu o diagnóstico de doença cardíaca em 1985. Segundo os médicos, ele iria morrer em questão de meses.
Após receber o transplante de coração,em 1986, Kroening, que era estudante de educação física, retomou suas atividades habituais – algo sequer imaginado na época.
Em 2006, Kroening se tornou a primeira pessoa com transplante de coração a completar uma prova de triathlon. Ele participou da Ironman Canadá, competição que inclui nadar 3,8 km, pedalar 180 km e correr 42,2 km. Kroening completou a prova em 15 horas.
mais emo“A experiência emocionante de minha vida foi cruzar a linha de chegada e, entre os aplausos da multidão, ouvir o apresentador dizer: ‘Você é um homem de ferro”, lembra Kroening. Iara Biderman

Nenhum comentário:

Postar um comentário